segunda-feira, 17 de maio de 2010

A alegria de continuar aprendendo

Sempre fui uma leitora dedicada, bastante versátil, com uma preferencia por biografias e poesias, autores variados, mas quase sempre já consagrados ou clássicos.
É verdade que li muito e muito refleti, mas nos ultimos tempos me dediquei a ler em busca de entendimento de realidades que são novas para mim, embora um dia eu tenha pensado que já sabia tudo sobre a vida, ela tem o dom de nos surpreender sempre.
Hoje reconheço, por mim mesma, que não existe receita para viver, mas talvez tenhamos que aprender a usar alguns ingredientes.
O primeiro que me vem a mente é o não comparar gente com gente. Cada um sabe da sua dor e da sua alegria. E é tão dificil entender isto que volta e meia lá estamos nós comparando pessoas.
Julgar o outro está tão dentro de nós que quando a gente tira este objetivo das conversas acaba ficando sem assunto . Experimenta e verás que no inicio vai ser demorado para surgir um assunto que não toque na vida dos outros.
Tem vezes em que realmente temos de julgar, avaliar e, pensar sobre alguém, mas que seja de forma bondosa, misericordiosa, afetuosa, porque vai nos fazer bem e, aí sim, talvez possamos ajudar a nós mesmos e ao outro.
É bem difícil, mas é um bom caminho, porque constrói.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Me animo


Inventei muitas coisas para fazer
não me dava tempo de fazer tudo
deixei muitas coisas em suspenso
parei de esscrever por aqui
mas...
enfim me animei quando li o blog da Isabel
e concordei
que filhos são nosso aprendizado
instrutores de uma vida que sempre se renova.

Passou o dia das mães ,mas eu continuo pensando no bom
e no muito que cada um deles é para mim
são diferentes
são quatro e eu os amo a cada um de um jeito diferente
que presente!

obrigada minha filha querida
mais velha
tão nova
tão viva