sexta-feira, 30 de maio de 2008

Isabel canta

Registro que ontem tivemos o privilégio de escutar pela primeira vez a Isabel cantando tangos . Era aniversário de seu pai e este foi seu presente para nós . Ainda estou um pouco impactada, porque sempre a vi como pianista, traduzindo toda sua sensibilidade para o instrumento e deixando que a música dele fluisse, assim nos transmitindo sua emoção . Muitas vezes me emocionei com suas interpretações e digo , sem modéstia , que a considero uma pianista das mais envolventes , capacitada e expressiva.
Cantando , entretanto , aparece uma outra Isabel , muito nova , muito forte , mas certamente ainda envolvente , porque a expressividade agora é muito maior , pois se trata de um corpo , de um instrumento novo , que é a voz , e de um contato que se faz muito próximo . A voz em si ainda pode não estar no seu esplendor , mas tem força , calor , voa alto e a interpretação.... foi impressionante . Espero que ela não tenha sofrido tanto quanto a vi sofrer em Volver. Me lembrou uma interpretação de Maria Callas em Madame Butterfly , não a voz , mas a performance estava parecida .
Teria fatores contra si : cantar em familia, sem cenário, sem palco , é um desafio. Assim ela fez sua estréia . Foi lindo !!! Belo presente. OBRIGADA Isabel

quarta-feira, 28 de maio de 2008

El tango tiene que venir de dentro ...


Tango es magia , es encanto, es entrega, es pasión, es defrute, es donación, es entrega.


Sendo uma dança de salão requer a companhia de outro ou de outra para que aconteça a magia do encontro e por isso é magico.

Não é uma habilidade ou arte para se executar sózinho e por ser mágico vai suscitar emoções de entrega que se fazem perceber pelos corpos , pelo abraço, pelo cuidado no conduzir e se deixar conduzir.

A dança existe não para fazer um papel , mas para ser dançada . As pessoas dançam de vários modos porque por mais tecnica que se tenha cada corpo é diferente , cada equilibrio e também nosso formato , altura , educação , costumes , lugares, tudo está ali.

Os estilos que hoje conhecemos são fruto desta diversidade e não foram curiosamente inventados do nada.
O campones faz o seu baile , mas o nobre, o comerciante , o trabalhador , o lutador também e todos vão expressar a sua dança de forma diferente.

Agora imagina uma festa onde estejam muitos campesinos , peões , gente do campo. È claro que a dança vai ser diferente da do principe ou nobre em seu salão . Depois surgirão os que vão observar e catalogar . São os bailarinos , coreógrafos e estudiosos , mas só depois .

Mais importante no tango , que em qualquer dança, é o abraço , ou seja , a relação , não só entre dois seres , mas consigo e com a música . Palavras de um significado profundo.


Também é simplicidade , encontro, cuidado, troca de peso , entrada no tempo musical , espera do tempo , sintonia com a música, ouvido atento , fluidez de sentimento , criatividade e alegria que brota quando a entrega te faz andar , parar , girar.

domingo, 18 de maio de 2008

Santa terezita

Dia 06 de maio, terça feira, recebi uma oração maravilhosa. Em outras ocasiões eu havia recebido , mas não queria fazer corrente e por isso nunca passava para ninguém, conforme recomendado. Desta vez mandei , mais pelo sentimento de divulgar a oração do que pelo pedido. De todo modo fiz o pedido e enviei para sete pessoas .
Nesta mesma noite dormi muito pouco e, na madrugada de quarta, me acordei às quatro horas com o pensamento de rezar , mas não conseguia em nada me concentrar, me restando, apenas, recitar pequenas frases que me pareciam vazias e sem sentido , sendo que me parecia que para nada serviam meu empenho de rezar e pedir e que tudo no mundo era apenas ilusão.
Esquecida já deste sinal que havia recebido em forma de corrente eu , naquela hora , me lembrava de minha amiga Teresinha e perguntava a ela se me havia esquecido e por que meus sentimentos de fé estavam mortos e eu não sentia sua presença como em outros tempos. Em meio a dúvidas continuei rezando , pedindo e agradecendo a Deus, afirmando que, mesmo se nada existisse eu continuaria a orar , lembrando das palavras de Jesus , que dizem da importãncia do pedir (pedi e recebereis) e confiando no que dele aprendi. Naquela hora abandonei toda minha vontade e comecei a louvar e glorificar o que eu penso ser o Grande Amor , a fonte de tudo. Pensei muito nesta Teresinha que viveu por anos na aridez da fé, sentindo que seu menino Jesus parecia adormecido , nunca deixando de amá-lo e se contentando em acolher aquele menino, alegrando-se em poder ser berço para seu sono , sem nada pedir e sem nada esperar em troca.
Esta mesma Teresa, entretanto, pediu a Jesus que a deixasse continuar, após a morte, seu céu aqui na terra derramando chuvas de rosas em graças, pois não queria ficar inerte e sim continuar a obra de Deus até o fim dos tempos.Ela que queria sempre tudo para o seu amado, agora pedia para continuar a converter corações e almas para o amor, centro de sua vida. E assim este menino adormecido, embalado em seu berço de amor, realizou seu desejo e hoje milhões de testemunhos no mundo inteiro mostram que isto acontece, sendo que desta vez aconteceu comigo.
Por isso existe a novena das rosas a qual termina com um pedido de que seja enviada uma rosa caso nosso pedido possa ser atendido . São coisas que não se explicam , mas que acontecem .
Pois bem, eu estava dizendo que, após ficar acordada, consegui finalmente entregar meu pedido e agradecer por tudo que recebo a cada dia em forma de graças as quais nem percebo e nesta hora pedi, pela segunda vez em minha vida, que ela me mandase um sinal , sim , desta vez eu pedia uma rosa como sinal de que ela me havia escutado , porque só uma outra vez , há muito tempo, eu havia pedido este sinal e recebi e, nas outras vezes em que pedi alguma graça, eu dizia que não precisava mandar nada porque eu confiava.
Passou-se o dia e eu esqueci tudo o que havia acontecido com tanta intensidade . De tarde o motorista do taxi da minha mãe chegou para buscá-la, depois de um visita que ela me fez, e eu fui levá-la até o portão e ele, então, me deu uma rosa amarela pelo dia das mães. Eu agradeci e achei muito bem ter ganhado esta homenagem, pois afinal estamos na semana que antecede este dia, entretanto algo em mim fez lembrar de Teresinha : era sobre um testemunho de uma moça que contou que quando fez um pedido ainda pediu que a rosa fosse amarela para ter certeza que era verdade este sinal , mas eu lemberi aquilo de uma forma tão vaga que nem sequer me passou nada pela cabeça .
Isto era pelas quatro horas da tarde, sendo que depois fui para o grupo de oração que acontece todas as quartas , e relatei com muito mais detalhes toda esta história , agradecendo por ter conseguido orar mesmo sem confiança e ali alguém me perguntou se eu havia recorrido a Teresinha sendo tão devota dela e eu respondi que sim , mas não me lembrei em hora alguma do meu pedido da rosa . Assim quando cheguei em casa às oito da noite olhei para a rosa amarela que tinha suscitado uma estranha lembrança dentro de mim e resolvi colocá-la em um vaso no meu quarto. Afinal, que raro eu ter rosa amarela em casa, sendo minha predileta a vermelha ou rosada! Quando peguei a rosa para tirar do copo em que estava, para colocar no vaso, foi só aí que percebi e vi a resposta daquela que parecia dormir. Tal como o seu menino Jesus ela estava ali todo o tempo e só agora eu a descobria.
Por tudo isto escrevo este relato. A corrente não é tudo , mas sentir que aqueles olhos, de uma fotografia real , enviados agora em uma mensagem virtual , tinham sido tão reais quanto os meus ainda são , eram para mim o sinal de que ela me acompanhava, como sempre, mesmo quando eu estava exaurida na fé , na esperança , na confiança . Não sei se meu pedido vai ser realizado conforme a minha vontade , mas sei que minha dedicação por todas as pessoas que amo , em minhas preces por suas dificuldades, sei que, mesmo que tudo desse errado, ainda assim estaria certo, porque haveria uma razão maior que a minha e sei que, ainda assim, não estarei sozinha como nunca estive , ou , como nunca estamos
Obs: A novena das rosas começou por causa de uma outra história quando um padre doente pediu um sinal pela primeira vez e daí ...é outra história
Continuo contra enviar correntes, mas nada contra quando desejamos fazê-lo. Ruim é mandar por superstição ou medo.
Tudo que relato faz sentido para mim. Deus, porém , tem sua forma especial de conquistar cada um.