quarta-feira, 28 de maio de 2008

El tango tiene que venir de dentro ...


Tango es magia , es encanto, es entrega, es pasión, es defrute, es donación, es entrega.


Sendo uma dança de salão requer a companhia de outro ou de outra para que aconteça a magia do encontro e por isso é magico.

Não é uma habilidade ou arte para se executar sózinho e por ser mágico vai suscitar emoções de entrega que se fazem perceber pelos corpos , pelo abraço, pelo cuidado no conduzir e se deixar conduzir.

A dança existe não para fazer um papel , mas para ser dançada . As pessoas dançam de vários modos porque por mais tecnica que se tenha cada corpo é diferente , cada equilibrio e também nosso formato , altura , educação , costumes , lugares, tudo está ali.

Os estilos que hoje conhecemos são fruto desta diversidade e não foram curiosamente inventados do nada.
O campones faz o seu baile , mas o nobre, o comerciante , o trabalhador , o lutador também e todos vão expressar a sua dança de forma diferente.

Agora imagina uma festa onde estejam muitos campesinos , peões , gente do campo. È claro que a dança vai ser diferente da do principe ou nobre em seu salão . Depois surgirão os que vão observar e catalogar . São os bailarinos , coreógrafos e estudiosos , mas só depois .

Mais importante no tango , que em qualquer dança, é o abraço , ou seja , a relação , não só entre dois seres , mas consigo e com a música . Palavras de um significado profundo.


Também é simplicidade , encontro, cuidado, troca de peso , entrada no tempo musical , espera do tempo , sintonia com a música, ouvido atento , fluidez de sentimento , criatividade e alegria que brota quando a entrega te faz andar , parar , girar.

3 comentários:

  1. Rosa...ontem eu estava pensando nisso, e alem de tudo que escreveste, quero adicionar como as pessoas lidam com suas emocoes...pois tango alem de tudo e pura emocao.
    Aqui temos um grupo bem diverso em termos de nacionalidades e costumes, e adiferenca e marcante...acho que tango ajuda a se abrir e viver mais intensamente...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito neste lidar com as emoções através do tango . Acho que é como psicoterapia e o resultado é isto também que dizes: abertura e vida mais intensa. Que bom poder ter tua visita e tua reflexão. por não lembrar da senha vou postar como anônimo.
    BJS
    ROSA

    ResponderExcluir
  3. Dançar tango seria o subsidio para a vida ser mais intensa? Ou seria o reflexo da vida dos dançarinos, a qual é vivida intensamente? Bjos!

    ResponderExcluir