sexta-feira, 18 de julho de 2008

Doutores da Alegria




Durante trinta anos fui dentista . Me acostumei com a idéia . Achava fácil e natural . Me empenhava em ser e aprender , mas sempre achava que me faltava algo, porque eu não conseguia seguir a risca aa técnicas que aprendera . Diga-se que naquele tempo a ciencia buscava ser muito rígida e eu intimamente não concordava com alguns de seus preceitos.
Assim sendo eu me tornei uma dentista um pouco diferente para a época. Sem perceber, sem me questionar aos poucos criei meu próprio jeito de ser , de atender , de cuidar , de interagir e trabalhar com crianças .
Achava muito normal tudo que fazia , porque fazia com muito amor , muito cuidado, muita atenção . Cada criança que eu conhecia era única para mim. Gostava de ver quando chegavam , muitas vezes assustadas, outras até em pânico e sentir que pouco depois havíamos estabelecido uma relação alegre e prazeirosa.
E o que eu fazia? O que mais fazia era olhar bem em seus olhinhos e tentar perceber onde estava seu ser , sua vontade , sua expectativa e dali partir em busca do que fazer . Muitas vezes utilizei bonecas para que eles lidassem livremente com elas , não apenas usando-as para demonstração , como se eu fosse dona da situação , mas deixando liberdade para que expressassem ali seus sentimentos . Tirava fotos , brincava e nos divertíamos a tal ponto de muitos não saberem que estavam recebendo uma anestesia .

Sentia que mais importante para mim não era solucinar seus problemas dentários , mas fazer com que aquele experiência fosse motivadora o suficiente para que surgisse dali uma vontade nova , um conceito novo em relação a si mesma.
Assim me alegrava quando via seus olhinhos passando do medo para a confiança , passando do desinterresse para a atenção ,do susto para a alegria de estar ali.
Quando escrevo agora penso que ganhei muito sem saber e penso que também sem saber eu agia com muita modernidade , com muita sensibilidade para as quais não dava nenhum valor.
Hoje olhando um filme sobre os Doutores da alegria fiquei muito emocionada e feliz porque sem saber eu tinha sido um deles e aí me dei valor e agradeci por ter sido assim.

3 comentários:

  1. li esta declaração emocionante e concluo q vale a pena, sim, ser assim! trabalhar com e por amor é o q vale, sem dúvida!! muuuiitas emoções! bjos de alegria!!!

    ResponderExcluir
  2. era mesmo muito lindo, emocionante e mágico.
    até hoje quando eles te encontram na rua, parece o reencontro com uma parceira de brincadeiras, da mesma idade deles.
    nunca "fizestes propaganda" deste teu jeito de trabalhar, mas via quem tinha olhos de ver, percebia quem sabia perceber.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. acho isso super interassante voces fazem muitas pessoas felizes, essa magia que voces trazem para todas as pessoas é muito magico
    adoro o trabalho de todos voces

    ResponderExcluir