sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


Alguma reflexão sobre o que transcrevi de Santa Terezinha :


Antes de pensar sobre o uso de certas expressões e seu significado para nós em nossa atualidade , me detenho neste "Durante muito tempo me perguntei" em que introduz o parágrafo .

Nesta época , quando escreveu seu primeiro manuscrito, por ordem superior, ela teria em torno de 22 anos de idade.

Este tempo a que se refere é o tempo de toda sua vida , pois que em outras passagens podemos ler que desde muito pequena se perguntava , questionava sobre tudo o que a impressionava. Não se cansava de meditar sobre as coisas de Deus que , na verdade , são o nosso cotidiano , pois que tudo o que vivemos está aí de alguma forma , seja na natureza que nos cerca ou dentro de nós mesmos.


Este é um mistério que ainda hoje não entendemos , nem iremos entender , porque nos fica difícil concordar com uma explicação tão simples como esta.

Entretanto ainda somos invejosos e ciumentos esquecendo de buscar nosso próprio perfume , nossa cor , nossa forma , nossa identidade.
O que ela nos propõe é de certa forma um conformismo , mas não como o entendemos em geral , significando passividade, mas sim , tomar forma , estar conforme á nossa missão , conformar-se tomando forma , o que exige, aí sim, auto-conhecimento, esforço , busca, coerência.

A simplicidade de THÉRÈSE é simplesmente...sabedoria




Nenhum comentário:

Postar um comentário