terça-feira, 9 de agosto de 2016

Receita de bolo

É verão. Visita dos netos no casarão . 
Uma cozinha, um gurizinho esperando a chegada dos primos, uma idéia, uma tarefa, um dia feliz. 
-Vó, vamos fazer bolo?-  Sim, respondo logo. E como dizer não diante daqueles olhinhos sorridentes? 
-Quando queres fazer? - Agora vó. - Hummm que bom ! E a vó olha para os lados. A cozinha está cheia de coisas para guardar , o fogão ocupado, a pia cheia de louças, verduras para lavar, mas ...como negar?-Sim, pode ser, respondo com gosto. 
- Como vamos fazer?  sabendo que eu teria que inventar uma receita, porque a expectativa já era bem minha conhecida. E não existe receita que diga como manter ocupado um menininho que está mais interessado em mexer com os ingredientes e objetos da cozinha do que propriamente interessado em fazer um bolo, porque para ele é mais importante descobrir, tocar, quebrar, enfarinhar, sentir, mistura, cheirar, provar, bater...enfim descobrir segredos guardados na cozinha, na feitura de um bolo. 
E começamos por onde? -  é o que já vou pensando, quando ele me pergunta:- - Vó, posso quebrar os ovos?- oh, sim, boa idéia. 
-E quantos são, vó? Eu  digo que três são suficientes e ele reclama que é muito pouco, porque já sabe quebrar ovos então, , temos de quebrar mais ovos. 
Concordo plenamente e começa a quebra dos ovos e sua colocação na tigela . O primeiro, ótimo. O segundo: - Vó, se amassou todo e caiu na mesa. Tudo bem, pode pegar outro . O quarto foi bem. Pode pegar mais um para completar os três . -Vó , eu posso pegar mais um porque eu gosto de fazer isto? . Sim, pode. E outro agora, vó , pode? Pode, mas agora temos que colocar outras coisas senão não vai ser um bolo de verdade.-
 E que vai ser agora? -Agora vem o açúcar, gostas? Huuuuummmmm, fala ele com um jeitinho na boca e um olhar de aprovação , assim meio maroto, meio sorrindo. E açúcar,  penso eu , não vai ser colocado em xícara, porque aí a magia vai terminar logo e então sugiro que use uma colher para medir. -E quantas, vó? Quantas? Eu digo cinco , para começar, e ai ele retruca ser pouco e eu concordo, mas é que precisa mexer com os ovos. -Ahhhh bom. Vó, e agora posso por mais ?  -Sim. -Quantas? -Mais cinco. - obaaa. -E agora, mais cinco? . -Isto, olha como já sabes . - Vó, já misturei tudo, posso colocar só mais umazinha? Claro. Olha já estamos inventando quase um pão de ló. 
 E agora já posso pegar a farinha? -Ainda não. Vamos colocar o leite, um pouquinho de manteiga e bater mais e quando te cansares de bater vamos colocar o ingrediente que mais gostas que é o tcham...tcha..tammmmá o nosso amado CHOCOLATE. 
Um segundo depois: Vó,  já cansei posso colocar o chocolate? -Claro, vais colocar como o açúcar de cinco em cinco colheres e mexer de novo. Certo?- Vó, me ajuda ? Vamos colocando as colheres e a massa vai ficando bonita, brilhante como chocolate derretido. A tentação de provar aumenta e lá se vai o dedinho na colher e depois na boca e um sinal de aprovação.
 Já deu?  -Agora falta a farinha. -De colher também? Claro. E posso bater tudo de novo? Exatamente. E o que falta, agora, pergunto, eu. Não sei, diz ele. Pois falta o fermento uma coisinha que faz o bolo crescer e ficar fofinho. E adivinha quantas colheres é preciso? Todas?  -Não, apenas uma . -Só uma? Sim, porque o fermento é meio mágico. Basta só um pouco.  Gostou? Gostei  mas já posso colocar na forma? -Pode e depressa porque o forno está quente e já vamos colocar lá dentro. Agora tem que ser um adulto, como já sabes. E o bolo ficou maravilhosamente bom e receita guardada a sete chaves, porque bolo de vó e neto é um tesouro precioso. Neto só tem magia.

3 comentários:

  1. Nossa! Lembrou quando minhas netas, passavam as férias comigo na fazenda.
    É maravilhoso essa fase na vida na vida da gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda esta fase. E ainda bem que ficam estas lembranças e o amor permanece unindo os corações e a vida .

      Excluir