terça-feira, 25 de março de 2008

Lembrando das férias

Imagem da
praia La Pedrera , no Uruguai, foto de Isabel Nogueira


FÉRIAS



Já escrevi uma vez sobre o significado desta palavra para mim, assim sendo ,é melhor que eu consiga colocar um pouco no papel algumas recordações deste tempo vivido agora.
Primeiro foi preciso que eu desse férias a minha alma, para que ficasse livre dos pesos e responsabilidades com os quais costumo aprisiona-la.
Livre a alma tudo se torna descoberta, tudo se torna novo, tudo se abre para aquele tempo maravilhoso de percepção quase infantil do mundo, e que a isto chamo de Férias.
Afora o transporte no espaço,quando viajamos,é preciso este deslocamento da alma. Na verdade eu não viajei muito,ou melhor, quase nada, mas me senti viajada na experiência e na vivencia de algumas pessoas queridas. A alma...esta acompanhou muita coisa de longe e de perto.Um abraço, um elogio,um choro, uma palavra,uma dança, um mergulho, um dia de sol,uma praia,uma corrida,um sabor,um cheiro. Tudo isto é verão na mente viajante. Tudo isto são férias.
A entrega que se faz da própria vida para a vida em si mesma faz com que cada momento seja pleno.
Descartar o que não serve. Viver o presente. Este é um segredo.
O que eu queria dizer aqui é que estas férias começaram antes de começar. Elas começaram dentro de mim, muito antes, quando me voltei e olhei para dentro de mim.Esta é a viagem mais linda.Não é a toa que existem tantos livros e revistas sobre aquietar-se,esvaziar a mente e meditar, pois que é assim que se olha para dentro. Este “mim” repetido é importante e proposital, porque é assim ele liberto que permite a viagem da alma. Não é só o lugar que importa, mas também estar pronto para acolher o novo e o diferente.Tem gente que viaja para muito longe em busca de emoção ou de se sentir livre,mas tem gente que coloca um chinelo no pé,vai na esquina, passeia na rua,vai à feira e se sente em férias. Depende de cada um.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Ainda sobre bolo

A Isabel me lembrou que faltou dizer que o recheio é de brigadeiro que também sempre
fica errado , embola , mas dá certo .
Outra coisa que faltou dizer é que o bolo quando vai ao forno pode ficar assado nas voltas e todo mole no meio , então não se assuste, pegue uma faca e faça riscos misturando partes cozidas e cruas, levando novamente ao forno até que tudo fique pronto . Isto vai fazer ficar um bolo mais abatumado , mas com uma crosta por cima e todo mundo vai perguntar como se faz para ficar tão crocante .
Agora ..se quiser .. pode fazer

terça-feira, 11 de março de 2008

bolo de chocolate errado

Esta receita é dedicada a todas as pessoas que gostam de meu bolo de chocolate .



Este bolo tem a característica de ficar mais saboroso quando eu erro a receita devido a minha forma de estar sempre acrescentando ou tirando ingredientes e também por esquecer de olhar o forno na hora certa.



O certo é que considero um grande prazer fazer doces sem pensar em calorias, mas desfrutando os cheiros e lembranças que estes me revelam.



Fui criada em um tempo em que não se contavam calorias , nem se pensava em problemas dentários talvez porque comer doce fosse muito raramente quando chegava uma visita ou havia uma festa sendo que as festas eram raras.



Naquela época as crianças corriam soltas ou no campo ou na cidade e gastavam energisa suficiente para ter fome , então quando nos chamavam para comer estávamos realmente famintos e podíamos ter a felicidade de ficar com água na boca ao simples cheiro de um bolo ou pão que saia da cozinha.



Não era que fosse o Sítio do Pica-pau Amarelo , mas era quase.



Assim estas lembranças, que o Rubem Alves melhor descreve, me levam a querer fazer bolos e mexer nas massas sem qualquer receio de acertar ou errar uma receita , porque o cheiro e o gosto do fazer são suficientes para me transportar.



Aqui vai a receita mais ou menos certa:



Ingredientes



2 xícaras de farinha



2 xícaras de açucar



2 ovos inteiros



1 xícara de chocolate



1 xícara de leite



1 colher de sopa de manteiga



1 colher de sopa rasa de fermento em pó



Modo de fazer:



Bata os ovos inteiros com o açucar e misture aos demais ingredientes



Coloque no forno e espere assar.



Agora começam algumas alterações:



Se está com pressa bata tudo no liquidificador e coloque um pouco mais de leite .



Se tem vontade que o bolo fique mais preto coloque mais uma xícara de chocolate.



Se quer mais um gostinho de manteiga coloque meio tablete e aí a massa fica parecendo um musse.



Quanto aos ovos é bom colocar só dois.



Estas alterações permitem uma grande diversão porque nunca se sabe o resultado e é bom fazer quando não se espera visita para um café ou chá.

domingo, 2 de março de 2008

ENTRE PARENTESES

Além das reticencias gosto muito do (entre parenteses) , mais do que do "entre aspas".

As reticencias são... aquele suspiro entre idéias ou falas , enquanto o entre parenteses é tudo que eu posso dizer a mais ( mas que também posso não dizer) sendo quase um segredinho . Assim posso dizer a quem amo de todas as suas qualidades sem esquecer seus defeitos que também amo , mas que muitas vezes me incomodam , de uma forma muito gentil , brincando com meus pensamentos , de tal modo que diga a minha verdade sem rudeza que possa ofender.

POSSO FALAR ASSIM:

A ti meu amor posso dizer , que te amo , apesar de seres um teimoso e superficia ,l com todas as qualidades que tens .

FICARIA ASSIM

A ti , meu amor, posso dizer que te amo( apesar de seres teimoso e superficial) com todas as qualidades que tens .

Este sinal faz refletir e pensar e permite retirar o que possa ferir , pois é como um segredo que posso dividir ou que quero só para mim .

E ENTÃO DIZER

A ti,meu amor, quero dizer que te amo com todas as qualidades que tens, sem reticencias , mas que muitas vezes este sentimento fica escondido entre parenteses , por causa de nossas diferenças e limitações e por isso, entre vírgulas, deixo claro que prefiro ,em qualquer desavenaça, que coloquemos um ponto . Reiniciemos novo parágrafo .

mais ou menos isto .

entre parenteses