terça-feira, 11 de março de 2008

bolo de chocolate errado

Esta receita é dedicada a todas as pessoas que gostam de meu bolo de chocolate .



Este bolo tem a característica de ficar mais saboroso quando eu erro a receita devido a minha forma de estar sempre acrescentando ou tirando ingredientes e também por esquecer de olhar o forno na hora certa.



O certo é que considero um grande prazer fazer doces sem pensar em calorias, mas desfrutando os cheiros e lembranças que estes me revelam.



Fui criada em um tempo em que não se contavam calorias , nem se pensava em problemas dentários talvez porque comer doce fosse muito raramente quando chegava uma visita ou havia uma festa sendo que as festas eram raras.



Naquela época as crianças corriam soltas ou no campo ou na cidade e gastavam energisa suficiente para ter fome , então quando nos chamavam para comer estávamos realmente famintos e podíamos ter a felicidade de ficar com água na boca ao simples cheiro de um bolo ou pão que saia da cozinha.



Não era que fosse o Sítio do Pica-pau Amarelo , mas era quase.



Assim estas lembranças, que o Rubem Alves melhor descreve, me levam a querer fazer bolos e mexer nas massas sem qualquer receio de acertar ou errar uma receita , porque o cheiro e o gosto do fazer são suficientes para me transportar.



Aqui vai a receita mais ou menos certa:



Ingredientes



2 xícaras de farinha



2 xícaras de açucar



2 ovos inteiros



1 xícara de chocolate



1 xícara de leite



1 colher de sopa de manteiga



1 colher de sopa rasa de fermento em pó



Modo de fazer:



Bata os ovos inteiros com o açucar e misture aos demais ingredientes



Coloque no forno e espere assar.



Agora começam algumas alterações:



Se está com pressa bata tudo no liquidificador e coloque um pouco mais de leite .



Se tem vontade que o bolo fique mais preto coloque mais uma xícara de chocolate.



Se quer mais um gostinho de manteiga coloque meio tablete e aí a massa fica parecendo um musse.



Quanto aos ovos é bom colocar só dois.



Estas alterações permitem uma grande diversão porque nunca se sabe o resultado e é bom fazer quando não se espera visita para um café ou chá.

3 comentários:

  1. e é o bolo mais gostoso do mundo! ainda mais que ela esqueceu de dizer que ele tem uma cobertura de puro leite condensado com chocolate dos padres, que ela sempre erra e fica embolotada, e deliciosa! beijos, mami!

    ResponderExcluir
  2. esse bolo deve ser muito bom mesmo (=
    pq eu também faço assim na louca, misturo tudo!
    minha mãe sempre reclama, mas e daí? ela n me ensina a fazer mesmo.
    o importante é q sai uma delícia!

    ResponderExcluir