terça-feira, 25 de março de 2008

Lembrando das férias

Imagem da
praia La Pedrera , no Uruguai, foto de Isabel Nogueira


FÉRIAS



Já escrevi uma vez sobre o significado desta palavra para mim, assim sendo ,é melhor que eu consiga colocar um pouco no papel algumas recordações deste tempo vivido agora.
Primeiro foi preciso que eu desse férias a minha alma, para que ficasse livre dos pesos e responsabilidades com os quais costumo aprisiona-la.
Livre a alma tudo se torna descoberta, tudo se torna novo, tudo se abre para aquele tempo maravilhoso de percepção quase infantil do mundo, e que a isto chamo de Férias.
Afora o transporte no espaço,quando viajamos,é preciso este deslocamento da alma. Na verdade eu não viajei muito,ou melhor, quase nada, mas me senti viajada na experiência e na vivencia de algumas pessoas queridas. A alma...esta acompanhou muita coisa de longe e de perto.Um abraço, um elogio,um choro, uma palavra,uma dança, um mergulho, um dia de sol,uma praia,uma corrida,um sabor,um cheiro. Tudo isto é verão na mente viajante. Tudo isto são férias.
A entrega que se faz da própria vida para a vida em si mesma faz com que cada momento seja pleno.
Descartar o que não serve. Viver o presente. Este é um segredo.
O que eu queria dizer aqui é que estas férias começaram antes de começar. Elas começaram dentro de mim, muito antes, quando me voltei e olhei para dentro de mim.Esta é a viagem mais linda.Não é a toa que existem tantos livros e revistas sobre aquietar-se,esvaziar a mente e meditar, pois que é assim que se olha para dentro. Este “mim” repetido é importante e proposital, porque é assim ele liberto que permite a viagem da alma. Não é só o lugar que importa, mas também estar pronto para acolher o novo e o diferente.Tem gente que viaja para muito longe em busca de emoção ou de se sentir livre,mas tem gente que coloca um chinelo no pé,vai na esquina, passeia na rua,vai à feira e se sente em férias. Depende de cada um.

7 comentários:

  1. identifiquei-me totalmente com este texto! a-d-o-r-e-i! quero saber se posso citar algumas partes, com a devida bibliografia, no cabeçalho do meu blog? aguardo tua resposta! Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. como escreves bem! que bom te ler! que bom que estas escrevendo! que bom que estas falando de ti! te amo! beijos!

    ResponderExcluir
  3. já há algum tempo estou com vontade de colorir meu blog com tons de azul, usarei fragmentos do teu texto para me apresentar então! muuito obrigada! bjo!

    ResponderExcluir
  4. mami querida, a foto é da praia de La Pedrera. beijos!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga
    Li todo o teu Blog agorinha e tu não podes fazer idéia da quantidade de coincidências que encontrei com o momento.
    Mas que tolo dizer que não podes fazer idéia, justo tu!
    Garanto que em minhas frases rápidas (ou nas reticências),consegues enxergar muito texto...
    Beijão!
    Leandra

    ResponderExcluir
  6. Cheguei aqui pelo blog da Melissa/Clarissa :-), minha amiga de alma (por enquanto virtual). Adorei este teu texto - dizes tanta coisa que a gente sente!
    "Livre a alma tudo se torna descoberta, tudo se torna novo, tudo se abre para aquele tempo maravilhoso de percepção quase infantil do mundo, e que a isto chamo de Férias." E viva as férias!
    Beijos encantados... :-)

    ResponderExcluir